Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Plone Conference / Plone in the Government / Nova Metodologia Para Portais: o caso CONSEGI
Plone in the Government

Nova Metodologia Para Portais: o caso CONSEGI

John Cleese Room
03/10
11:50

Talk details

Language: Portuguese
Level: Basic
Summary:

Nova Metodologia Para Portais: o caso CONSEGI

A palestra vai explorar a construção de sítios a partir de padrões visuais e de funcionalidades (componentes ou módulos) em Plone/Zope que permitem a redução de prazo, preços e a melhoria da qualidade do produto. O primeiro caso de aplicação do modelo foi o sítio do evento CONSEGI.

- De que formas estes novos padrões para portais podem auxiliar o governo federal?

O plano de negócios derivado da nova proposta ainda está em definição pela empresa. O que visualizamos como possibilidades de melhoria são a maior qualidade dos produtos, a redução do tempo de entrega e o custo dos produtos.

Este arranjo positivo ocorre devido à mudança de forma de construção dos sítios. Anteriormente as demandas eram realizadas de forma similar aos produtos de software normalmente desenvolvidos pelo SERPRO. Ou seja, eram produtos exclusivos desenhados a partir das necessidades específicas dos clientes. Porém essa nãé uma forma inteligente para desenvolvimento de produtos que possuem uma base de necessidades comuns, como são a maioria dos sítios institucionais ou de eventos (e outros tipos que ainda estamos trabalhando).

Considerando que os sítios possuem necessidades comuns, o que fizemos foi racionalizar o desenvolvimento. Estamos ao máximo possível construindo funcionalidades configuráveis pelo desenvolvedor no momento de instalação do sítio ou pelo administrador do sítio, após entregue para o cliente.

Neste processo, os produtos ganham qualidade pois a inteligência de desenvolvimento que era diluída em vários produtos passa a ser concentrada no desenvolvimento de um produto comum. Esse produto passa por uma lógica de construção mais estruturada, ele é mais testado, passa por ciclos de validação e revalidação, devido às múltiplas aplicações.

O governo ganha ainda em prazo, pois o desenvolvimento é anterior à necessidade. Trabalha-se de forma pró-ativa no desenvolvimento, nos testes de aplicação em servidores, nas manutenções corretivas e evolutivas e promove-se também a inovação, com a possibilidade de oferta de novos produtos.

E ganha por fim em custo, pois no momento em que ele não está desenvolvendo um produto exclusivo, o custo pode ser dividido entre os diversos clientes que utilizarão a tecnologia.

Cabe ressaltar que este é um processo em maturação na empresa e estará sempre em evolução, ou seja, não consideramos nossos produtos prontos. Construímos uma primeira versão para testarmos o formato e a partir de agora vamos aperfeiçoar o que já temos e também disponibilizar novas funcionalidades.

- Quais novidades podem ser incorporadas nos produtos oferecidos?

As possibilidades são ilimitadas e podem partir de muitas fontes. Podem partir de benchmarking que sempre estaremos fazendo no mercado, da expertise interna dos desenvolvedores, designers e demais pessoas envolvidas no processo, das necessidade especiais dos clientes que podemos perceber como interessantes a um número maior de clientes, de novas versões das tecnologias envolvidas ou mesmo das sugestões que futuramente poderão ser enviadas pelos públicos alvo dos sítios.

O modelo de sítios padrão desenvolvidos pelo SERPRO está alinhado, por exemplo, com a proposta de Identidade de Governo, proposta pela SECOM/PR. Em algum momento é bem possível que as visões sejam definitivamente alinhadas e o desenvolvimento de funcionalidades seja integrado. Nesse sentido, temos produtos como configuração dinâmica de página inicial do sítio pelo conteudista (administrador do sítio responsável pela entrada de conteúdos) e uma agenda de autoridades como possíveis novidades para o futuro próximo.

Por nossa equipe, para o modelo de eventos, já está em desenvolvimento uma nova funcionalidade para controle do acesso às oficinas através de código de barras. Essa funcionalidade permitirá que as instituições que emitem certificado garantam um percentual mínimo de participação nos eventos e dará maior valor e lisura aos certificados emitidos.

Speaker details

Yara AthaydeYara Athayde
Yara Athayde Gerente de Depto de Design e Sítios
Giovanni Monteiro CalanzaniGiovanni Monteiro Calanzani
Analista de Sistemas do SERPRO

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization