Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Python Brasil / Other / Construindo suas ferramentas no QGIS usando Python.
Other

Construindo suas ferramentas no QGIS usando Python.

Graham Chapman Room
04/10
15:50

Talk details

Language: Portuguese
Level: Intermediate
Summary:

O QGIS, Quantum GIS,  é um software livre em Geoprocessamento que tem crescido mundialmente, e no Brasil, é extensamente utilizado no Governo Federal. Uma das grandes mudanças ocorrida no QGIS foi a inclusão da capacidade de "plugar" extensões utilizando a linguagem Python, permitindo acessar todo o core de funcionalidades do QGIS escrita em C++, aumentando consideravelmente os recursos de Geoprocessamento no QGIS.

A palestra mostrará as mais diversas utilizações do Python no QGIS, como, o uso do terminal Python do próprio QGIS para acessar camadas vetoriais e matriciais, definir ações na propriedade de uma camada vetorial que utilizam os valores de uma feição selecionada, a construção de Plugins para o QGIS com interface gráfica proporcionada pelo PyQt e as colaborações do autor para o Plugin OpenLayes, escrito em Python, que possibilitou acessar as imagens dos servidores de mapas e imagens na Internet, como o Google e o BING, em grandes projetos nacionais e internacionais.

Speaker details

Luiz Pacheco Motta
Engenheiro Florestal com mestrado na Engenharia Florestal com ênfase em Geoprocessamento na área de otimização de estradas. É Analista Ambiental do IBAMA e atualmente, é o Coordenador de Tecnologia de Informações Geoespaciais do IBAMA e consultor Add hoc em FOSS4G (Free Open Source Software for Geomatic) para o Banco do Brasil. Trabalhou nos principais projetos de Geoprocessamento no Governo Federal na área Rural, como Zoneamento dos Ricos Climático (EMBRAPA), Monitoramento do Desmatamento na Amazônia (CENSIPAM), Projeto Terra Legal (MDA/INCRA/CENSIPAM) e o Projeto dos Biomas Brasileiros (MMA/IBAMA). É entusiasta do software livre, sendo colaborador de códigos em C++ e Python para o Quantum GIS, instrutor de ferramentas livres e palestrante nos eventos de software livre, como, FOSS4G Japan Conference, FISL, CONSEGI e LATINWARE.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization