Tsuru: uma plataforma de cloud computing open source
Talk details
Comumente, desenvolvedores precisam distribuir seu tempo de desenvolvimento com a configuração de serviços e servidores. Em parte das ocasiões, a configuração é feita de forma arcaica (manualmente ou com scripts não-padronizados). Junto com toda a noção e moda de cloud computing, vem o socorro: as plataformas como serviço (PaaS). Plataformas como Google App Engine, Amazon Elastic Beanstalk e Heroku fornecem ao desenvolvedor a possibilidade de focar apenas no processo de desenvolvimento, sem se preocupar com a forma como a aplicação vai para o ar. O problema das plataformas citadas no parágrafo anterior é que elas não são open source: não é possível criar a sua própria instalação (personalizada ou não) de nenhuma delas, nem contribuir com melhorias diretas no código. Para suprir tais necessidades, existem algumas plataformas open source (OpenShift, Cloud Foundry, etc.), dentre as quais o Tsuru se destaca pela sua arquitetura fortemente orientada a componentes e sua extensibilidade. Nascido em 2012 nos corredores da Globo.com, o Tsuru é uma plataforma de cloud computing criada inicialmente com as necessidades da Globo.com em mente, porém evoluiu para uma plataforma de cloud computing de propósito geral, tendo flexbilidade e extensibilidade como principais características. Os palestrantes apresentarão o Tsuru, contando um pouco da história da plataforma, seus conceitos, sua arquitetura de componentes e o contexto por trás de cada funcionalidade e decisão do projeto. Tudo isso com um foco prático, com demonstrações de funcionamento da plataforma.
Speaker details
Passionate software developer, always seeking for new challenges and eternal learner. Pythonist from heart, in love with Golang. Biology and astronomy padawan in free time.
Mundialmente conhecido no interior de Cachoeiro de Itapemirim, Francisco Souza é desenvolvedor na Globo.com, onde atua no desenvolvimento do Tsuru, plataforma de cloud computing open source mantida pela Globo.com. É apaixonado por desenvolvimento de softwares, entusiasta em concorrência e paralelismo, fanboy do modelo de desenvolvimento open source, associado à Associação Python Brasil e membro do #cobrateam. Por último, mas não menos importante, é PMP (Professional Mario Player), com quase 20 anos de experiência.