Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Training Sessions / Fazendo geoprocessamento com Python com bibliotecas livres
Training Sessions

Fazendo geoprocessamento com Python com bibliotecas livres

Training details

Language: Portuguese
Level: Intermediate
Summary:

As bibliotecas para Geoprocessamento em sua maioria oferece bindings para Python e utilizar script em Python com essas bibliotecas abre possibilidades de novas análises além das oferecidas pelos desktop GIS, e o melhor, como script é uma linguagem, seu raciocínio e/ou metodologia fica registrado no próprio Script, ficando independente da interface gráfica dos Desktop GIS.

Na medida que usamos diretamente as bibliotecas para fazermos as análises, passamos a construir nosso próprio módulo de Geoprocessamento em Python, e como tal, a integração desse com outros módulos em Python, nos abre novas fronteiras de tecnologia, fazendo o Geoprocessamento parte de um trabalho mais amplo.

O curso irá mostrar como trabalhar com as bibliotecas GDAL, OGR, PROJ4 e a GEOS, mostrando como trabalhar com imagens de satélites (GDAL), fazer conversões de projeções, operações em vetores (buffer, union, interseção, ...), converter formatos de imagem e vetores. Além de bibliotecas de Geoprocessamento iremos usar outras bibliotecas para ir além do GEO.

A nova demanda que está surgindo com BIGDATA espacial torna o uso de Desktop GIS inviável, logo, formas automáticas de processamento são necessária, e poder usufruir de uma linguagem elegante e poderosa é um caminho que cada vez mais utilizado.

O curso é de 8 horas.

Speaker details

Luiz Pacheco Motta
Engenheiro Florestal com mestrado na Engenharia Florestal com ênfase em Geoprocessamento na área de otimização de estradas. É Analista Ambiental do IBAMA e atualmente, é o Coordenador de Tecnologia de Informações Geoespaciais do IBAMA e consultor Add hoc em FOSS4G (Free Open Source Software for Geomatic) para o Banco do Brasil. Trabalhou nos principais projetos de Geoprocessamento no Governo Federal na área Rural, como Zoneamento dos Ricos Climático (EMBRAPA), Monitoramento do Desmatamento na Amazônia (CENSIPAM), Projeto Terra Legal (MDA/INCRA/CENSIPAM) e o Projeto dos Biomas Brasileiros (MMA/IBAMA). É entusiasta do software livre, sendo colaborador de códigos em C++ e Python para o Quantum GIS, instrutor de ferramentas livres e palestrante nos eventos de software livre, como, FOSS4G Japan Conference, FISL, CONSEGI e LATINWARE.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization