Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Programação / Keynote speakers

Keynotes speaker

Em certos momentos do dia, reservamos palestras não concorrentes para os nossos Keynotes no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães com tradução simultânea.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer pessoas que fazem as coisas acontecerem, core developers, consultores que partilharam suas experiências, mostraram tendências importantes e apresentaram temas não convencionais.

Convidados confirmados

Eric SteeleEric Steele

Introduzido pela primeira vez ao Zope em 2001, Eric rapidamente fugiu e tornou-se um desenvolvedor ColdFusion durante os 4 anos seguinte. Durante esse tempo, ele construiu seu próprio sistema de gerenciamento de conteúdo, que ainda roda, em grande parte inalterado, servindo como um lembrete brilhante da estupidez de sua juventude.
Eric começou a trabalhar com Plone em 2004, construindo ferramentas de aprendizagem on-line para alunos na Nigéria. Ingressou Grupo WebLion da Penn State University em 2005. Lá, ele se tornou um desenvolvedor de add-ons, contribuidor do core do Plone e destruidor de cubículos.
Em 2009, ele não foi esperto o suficiente para dizer "não" a um convite para se tornar o novo release manager do Plone, uma decisão que ele tanto amou como lamentou desde então. Eric supervisionou o desenvolvimento da série Plone 4 e agora está trabalhando para empurrar o Plone 5 para as massas. Desenvolveu uma obsessão profunda sobre o tema da mudança geracional em projetos Open Source e escreveria uma tese de doutorado sobre o tema se não estivesse mais ocupado fazendo coisas realmente divertidas.
Eric trabalha atualmente para a AMP Esporte onde está usando Plone para ajudar a formar melhores atletas olímpicos nos EUA e na Austrália. Ele pode ser encontrado online em willrantforbeer.com e no Twitter como @ esteele.

 

Fábio CostaFábio Costa

Fabio Costa é um Engenheiro de Front-End no Facebook e desenvolvedor do framework de javascript Mootools.
Ele trabalhou na Globo.com no time que mantinha a home da Globo.com e na Yipit, uma startup agregadora de sites de compras coletivas em Nova Iorque.
Os projetos que ele criou e/ou participa estão todos no github, em
github.com/fabiomcosta.

 

 

Karin Breitman

Karin Breitman

Karin é Vice Presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na EMC, antes disso, ela trabalhou como professora de Ciência da Computação no Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ela se formou em Engenharia Eletrônica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tem o seu MSc. Licenciado em Ciências da Computação do Rio de Janeiro Universidade Federal e seu DSc. Licenciatura em Informática pela PUC-Rio. É autora de mais de 70 trabalhos de pesquisa em conferências e revistas, recebeu inúmeras bolsas de pesquisa de instituições públicas e empresas privadas, incluindo a NASA, CNRS, IBM e Hewlett Packard, em reconhecimento a todo seu extensivo trabalho acadêmico e à sua contribuição para promover a importância da mulher no Brasil.

Breitman recebeu o prêmio Google Brasil Women in Information Technology, além do prêmio Software Engineering Foundation Innovation por trabalhar na modelagem conceitual da computação em nuvem. Também recebeu o prêmio Sócio Destaque, pelo trabalho desenvolvido em revistas científicas internacionais, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da qual é membro da Diretoria.

Sua pesquisa se ​​concentra em Engenharia de Software e suas aplicações na Representação do Conhecimento, Linked Data, Web Semântica e Cloud Computing.

 

Paul EverittPaul Everitt

É sócio da Agendaless, uma consultoria de serviços de ponta em aplicações web Pyramid, Plone e Python. Ele é especialista na gestão de projetos grandes e complexos de sistemas de gerenciamento de conteúdo, especialmente para o terceiro setor. Paul co-fundou a Agendaless após trabalhar 4 anos na França, época em que lançou e gerenciou uma rede de negócios sem fins lucrativos para prover soluções Zope e Plone.

Em 1993, Rob Page e Paul Everitt co-fundaram a Digital Creations, empresa criadora do primeiro servidor de aplicações de código aberto. Paul ocupou diversos cargos, incluindo a Vice-Presidência de Produtos e CEO. Durante sua atuação, Paul ajudou na transição do Zope, que era código proprietário, para uma das melhores soluções de código aberto, incluindo 3 rodadas de capital de risco calculadas em mais de 14 milhões de dólares.

Antes da Zope Corporation, Paul era um oficial da Marinha dos Estado Unidos, onde lançou www.navy.mil em 1993 como um dos primeiros 1000 websites públicos do mundo. Ele também participou da primeira "conferência" Python em 1994 e deu início tanto a Python Software Foundation como à Plone Foundation.

 

Paul HildebrandtPaul Hildebrandt

Paul Hildebrandt é engenheiro sênior da Walt Disney Animation Studios (WDAS) desde 1996, e já trabalhou nas áreas de Sistemas e de Engenharia de Software. Seu título atual é Engenheiro de Software Sênior e Product Owner para ferramentas de playback. Entre suas principais funções está gastar tempo trabalhando com os artistas, entendendo suas necessidades e projetar ferramentas para ajudá-los. Quando tem sorte, consegue escrever código. Hildebrant lidera uma equipe que é responsável pelo desenvolvimento do sistema de gerência de ativos digitais, media player, sistema de revisão de periódicos com interface móvel, e outras ferramentas relacionadas. Essas ferramentas estão disponíveis em uma variedade de plataformas, incluindo Linux, Mac, iOS e Android. Entre os filmes de animação da Disney para os quais contribuiu estão o hit de bilheteria indicado ao Oscar "Detona Ralph", "Enrolados", "Bolt - Super Cão", "O Planeta do Tesouro" e "Dinossauro". Ele é evangelista da WDAS para a PyCon e outros patrocínios Python. Antes de ingressar na Disney, Hildebrandt passou oito anos na Hughes Aircraft como engenheiro sênior trabalhando com entretenimento a bordo para companhias aéreas e os treinadores do bombardeiro Stealth. Ele também serviu como líder de parte elétrica em uma equipe que competiu na World Challenge Solar correndo em um carro solar por toda a Austrália na década de 1990. A equipe terminou no terço superior. Hildebrandt nasceu e cresceu em Anaheim, Califórnia. Ele recebeu seu BSEE com foco em Computação pela California Polytechnic University Pomona. Reside nos arredores de Los Angeles com sua esposa e três filhos.

 

Paul RoelandPaul Roeland

Tem formação como físico e geofísico, trabalhou por mais de 15 anos em comunidades sem fins lucrativos, promovendo o desenvolvimento racional e sustentável. Ele esteve envolvido em uma série de projetos para organizações como a Friends of the Earth International e ajudou a organizar Open-Data e hackers camps. Seus interesses estão no uso da tecnologia para o progresso social e reciprocamente aplicar as lições aprendidas com o movimento opensource em organizações sem fins lucrativos e outros movimentos sociais.

Começou a usar o Plone em uma intranet sem fins lucrativos, quando a versão era  0.99beta3 e estava no auge, realmente gostou  muito de sua trajetória ao longo dos anos.

Paul está trabalhando atualmente para a Clean Clothes Campaign, desenvolvendo intra e extranets que usam Plone, tecnologia que permite que os ativistas de trabalho e de direitos humanos possam trabalhar em conjunto de forma mais eficiente, mesmo separados por fronteiras geográficas e culturais.

Ele atualmente é o presidente do Conselho Administrativo da Plone Foundation.

 

Rodrigo SenraRodrigo Dias Arruda Senra

Engenheiro de Computação graduado, mestrado e doutorado pela Unicamp.
Atua profissionalmente na indústria de software desde 1996, atualmente ocupando a posição de especialista na Globo.com.
Entusiasta da linguagem Python foi o primeiro tradutor do tutorial de Guido von Rossum para a língua Portuguesa em 2001, organizador da primeira conferência brasileira de Python em 2005, participou como membro fundador da Associação PythonBrasil em 2007, e recebeu juntamente com Luciano Ramalho a primeira edição do Prêmio Dorneles Treméa em 2011.

Veja o que o Senra fala sobre o Python em sua trajetória profissional.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization