Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Python Brasil / Python Core / Meta Python - Just Because
Python Core

Meta Python - Just Because

Terry Jones Room
04/10
15:50

Talk details

Language: Portuguese
Level: Advanced
Summary:

O Poder de introspecção da linguagem Python permite a criação de funcionalidades para nossos programas que a primeira vista não estão disponíveis na linguagem. Esta palestra mostra vários exemplos de caracerśiticas que normalmente não associamos com a linguagem Python, que podem ser usadas através dos vários recursos que a linguagem disponibiliza, de forma limpa e bem documentada: introspecção, personalização de acessos a atributos, meta-classes, criação de objetos de código e função e etc...

Dentre os exemplos a serem explorados poderemos ver: módulos  mágicos "Bolsa da Hermione",  explorando possibilidades de programação usando explicitamente uma estrutura de pilha em expressões, re-carregamento de módulos de forma recursiva, decoradores para execução de funções de forma lazy num processo paralelo, exploração de possibilidads da programação orientada a aspectos, criação mágica de ENUMs usando uma metaclasse e o corpo de uma classe.(*)

Havendo demanda, um ou mais dos exemplos clássicos já apresentados em edições anteriores dessa palestra, tais como tail recursion optimization, e chamada recursiva em funções anônimas.

(*)(Os exemplos exatos a serem demonstrados, e a profundidade da exploração de cada um  vão depender da resposta da audiência)

Speaker details

João Sebastião de Oliveira BuenoJoão Sebastião de Oliveira Bueno
João Sebastião de Oliveira Bueno trabalha com software livre desde 1997, e com a linguagem Python desde 2001. É atuante na comunidade brasileira de Python, se concentrando na exploração de bibliotecas e aplicativos gráficos que sejam acessíveis através desta linguagem. É um dos desenvolvedores do GIMP (GNU Image Manipulation Program). Como consultor com empresa própria atuou em vários projetos relacionados a portais e desenvolvimento de sistemas usando Python. Em 2009 e 2010 atuou como professor assistente na Fatec de Americana, onde utilizou Python em várias disciplinas. Atualmente integra a diretoria da Associação Python Brasil e trabalha com a Simples Consultoria, com as tecnologias Python Plone e Zope.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization