Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Python Brasil / Other / Python dentro do LibreOffice
Other

Python dentro do LibreOffice

Terry Jones Room
03/10
12:30

Talk details

Language: Portuguese
Level: Basic
Summary:

Python sempre pode ser usada como linguagem de extensão da suite de escritórios LibreOffice (e do projeto irmão OpenOffice) -

A medida que a base de código da aplicação vai sendo melhorada, Python vai ganhando mais espaço não só como uma opção de macros para os usuários, mas integrada ao próprio núcleo da aplicação.

Esta palestra fala da importância de poder usar Python de forma integrada a um aplicativo completo de Office - possibilitando aos usuários finais e desenvolvedores, a manipulação direta de dados de texto e de planilhas de forma integrada a todo o eco-sistema da linguagem (conectividade com a rede, acesso a bases de dados, cálculo numérico de alta-performance, etc...). As possibilidades em termos de mercado também são consideráveis - possibilitando aos desenvolvedores Python ofertarem serviços de personalização e conectividade de dados integrados a suites de escritório, de forma a prover inúmeras funcionalidades  para vários fluxos de trabalho, com interferência mínima nas atividades diárias das pessoas que já usam os aplicativos de Office para entrada de dados.

Fala-se também da  evolução do uso de Python dentro do projeto do LibreOffice (por exemplo, o projeto já faz uso de Python 3), e por fim, dá exemplos de como desenvolver uma extensão em Python manipulando dados no aplicativo.

Speaker details

João Sebastião de Oliveira BuenoJoão Sebastião de Oliveira Bueno
João Sebastião de Oliveira Bueno trabalha com software livre desde 1997, e com a linguagem Python desde 2001. É atuante na comunidade brasileira de Python, se concentrando na exploração de bibliotecas e aplicativos gráficos que sejam acessíveis através desta linguagem. É um dos desenvolvedores do GIMP (GNU Image Manipulation Program). Como consultor com empresa própria atuou em vários projetos relacionados a portais e desenvolvimento de sistemas usando Python. Em 2009 e 2010 atuou como professor assistente na Fatec de Americana, onde utilizou Python em várias disciplinas. Atualmente integra a diretoria da Associação Python Brasil e trabalha com a Simples Consultoria, com as tecnologias Python Plone e Zope.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization