Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Python Brasil / Django / Python com Django: projetos conquistando espaço em uma Universidade Federal.
Django

Python com Django: projetos conquistando espaço em uma Universidade Federal.

Terry Jones Room
04/10
08:50

Talk details

Language: Portuguese
Level: Basic
Summary:

É muito comum vermos universidades americanas e européias com projetos de grande impacto usando Python e Django, como é o caso do projeto Class2Go da Universidade de Stanford. Contudo, esse cenário ainda não tem a mesma repercussão nos projetos acadêmicos ou de gestão nas universidades federais brasileiras. É bastante comum essas instituições de ensino promoverem seus projetos, em grande parte, com as tecnologias Java e/ou PHP.

Nesse cenário, o objetivo principal desta palestra é apresentar como os resultados de uma equipe muito reduzida de desenvolvedores (1 desenvolvedor/analista e 1 consultor) influenciaram a percepção de valor da linguagem Python e do framework Django no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria (CPD/UFSM). Atualmente, o CPD da UFSM possui três projetos em Django em produção e um em desenvolvimento. O principal case do CPD atende uma média de 789 tickets abertos por mês, além de gerar dados estatísticos e gráficos para gestão de qualidade do serviço, conforme recomendações do ITIL.

Speaker details

Daniel Michelon De CarliDaniel Michelon De Carli
Analista de TI na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui mestrado em ciência da computação pela mesma instituição, onde também fez graduação sanduíche em ciência da computação pelas universidades UFSM e Fachhochschule Gelsenkirchen (Alemanha). Atualmente, trabalha evangelizando Python e desenvolvendo sistemas de gerenciamento do serviços de TI com Django na instituição.
Henrique Gabriel Gularte PereiraHenrique Gabriel Gularte Pereira
Mestre em Ciência da Computação pela UFSM e bacharel em Sistemas de Informação pela UNIFRA. Atualmente trabalha com o desenvolvimento de portais WEB na UFSM e é professor do curso de Sistemas de Informação no Centro Universitário Franciscano. É um entusiasta do Software Livre e programa em Python desde 2007.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization