Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools

Navigation

You are here: Home / Program / Python Brasil / Cloud, System Administration and Networks / LightbaseNeo - Plataforma Cloud para aplicações documentais
Cloud, System Administration and Networks

LightbaseNeo - Plataforma Cloud para aplicações documentais

Graham Chapman Room
04/10
08:50

Talk details

Language: Portuguese
Level: Basic
Summary:

O LightBase é um banco de dados textual multimídia que reúne, de forma única, um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações e um poderoso servidor de dados multidimensional com recuperação textual. Através de sua interface fácil e amigável oferece ao mesmo tempo os recursos necessários para suportar grandes projetos e a facilidade para o desenvolvimento de soluções de forma rápida, simples e eficiente. Com sua primeira versão datada do ano de 1991, desenvolvido com 100% de tecnologia nacional, o LightbaseNeo está adaptado a trabalhar com o estado-da-arte da tecnologia em indexação e busca textual, armazenamento e descrição de documentos, tendo sido desenvolvido pela primeira vez somente com tecnologias livres com foco na linguagem Python.

Durante a palestra será apresentada nova arquitetura do banco de dados Lightbase, mostrando como a linguagem Python pode ser utilizada como plataforma integradora de tecnologias para o desenvolvimento de ferramentas únicas. Dentro da estrutrura de computação em nuvem, o LightbaseNeo fornece ainda a possibilidade do usuário desenvolver suas aplicações documentais sem a necessidade de construir modelos de dados relacionais, aproximando o produto final da necessidade do usuário.

Speaker details

Eduardo SantosEduardo Santos
Trabalhei durante mais de 5 anos no Governo Federal onde desenvolvi vários projetos relacionados à comunidades de prática, compartilhamento e colaboração, como CATIR da EMBRAPA e do Ministério do Planejamento e COPTEC na ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Fui também coordenador técnico e principal desenvolvedor do Portal do Software Público Brasileiro, além de coordenar a comunidade OpenACS no portal. Atualmente estou no ramo empresarial, desenvolvendo tecnologias livres e fornecendo serviços de consultoria pela empresa Lightbase Consultoria em Software Público.

Sponsors

Diamond
Platinum
Gold
Bronze
À la Carte
Supporting
Media Support
Free and Open Source
Organization